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Ações das Universidades Federais de Minas Gerais para o Enfrentamento da Pandemia do Covid-19

Por: Fabiane Fidelis Querino; José Edemir da Silva Anjo; Camila de Assis Silva; Fernanda Teixeira Franco Ribeiro

Autor contato: Daniela Meirelles Andrade (daniela.andrade@ufla.br)

Resumo
O término do ano de 2019 foi marcado pelo aparecimento da pandemia mundial ocasionada pelo Covid-19, a qual assola o Brasil, a partir de meados de fevereiro de 2020. Para combatêla, as universidades tiveram boa parte de suas atividades suspensas. Ainda assim, elas têm promovido ações sociais para auxiliar a comunidade de seu entorno, em situação de vulnerabilidade. Tais ações podem ser compreendidas e analisadas pelo contexto do empreendedorismo social. Nesse sentido, o estudo apresenta as ações sociais criadas pelas universidades federais do estado de Minas Gerais para lidar com a pandemia. O trabalho seguiu por uma abordagem metodológica qualitativa, com coleta de dados via pesquisa documental em sítios e redes sociais. A análise de dados foi realizada através da análise de conteúdo, nas quais foram elaboradas cinco categorias. Os resultados indicam que as universidades federais mineiras, por meio da extensão universitária, estão empenhadas em auxiliar a comunidade interna e externa. Constata-se que os pressupostos do empreendedorismo social são empregados nas atividades realizadas. Como agenda de pesquisa, sugere-se a análise de universidades brasileiras nas demais regiões e internacionais, a fim de identificar, comparar e prospectar ações desenvolvidas frente a pandemia do Covid-19, além de pesquisas complementares no contexto de pós-pandemia.

Palavras-chave: Pandemia, Covid-19, Empreendedorismo social, Ação social, Extensão universitária

Publicado em: XLIV ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020 (2020)

Artigo completo: http://www.anpad.org.br/abrir_pdf.php?e=MjgzOTc


AÇÕES DESEMPENHADAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM UM MUNICÍPIO DE MINAS GERAIS PARA LIDAR COM A PANDEMIA DA COVID-19

Por: Milena Abreu Avila; Daniela Meirelles Andrade; Mônica Carvalho Alves Cappelle

Autor contato: Daniela Meirelles Andrade (daniela.andrade@ufla.br)

Resumo
Introdução: A complexidade da Covid-19 é influenciada pela ausência de precedentes da doença, limitando a atuação da administração pública. Ações empreendedoras podem contribuir para implementação de soluções para problemas públicos, pois tendem a apresentar alternativas pontuais para os gargalos existentes. Este estudo se justifica por demonstrar a responsabilização da gestão municipal em relação à pandemia, frente à importância internacional do estado de calamidade na saúde pública. Problema de Pesquisa e Objetivo: Diante do cenário ocasionado pela Covid-19, pergunta-se: como a Administração Pública em um município de Minas Gerais está desempenhando ações no combate a pandemia ocasionada pela Covid-19? O artigo tem como objetivo analisar ações desempenhadas pela administração pública em um município mineiro no combate à Covid-19. Dessa forma, propõe-se identificar e analisar as ações de enfrentamento do Covid-19 no município mineiro em seu contexto da saúde, administrativo, social, educacional e econômico; e compreender as ações identificadas no contexto da ação empreendedora. Fundamentação Teórica: Para Watson (2013) a orientação empreendedora resulta em um engajamento entre atores mediante o compartilhamento de informações e busca pela melhor alocação de recursos, a fim de combater situações de conflito e incerteza. A dificuldade de se empreender na gestão pública brasileira é certa (MORAIS, et. al, 2015). Por outro lado, autores afirmam que a orientação empreendedora no setor público pode trazer benefícios para a sociedade e ser uma aliada para a gestão, a fim de enfrentar situações imprevistas e propiciar melhorias na gestão (SHEPHERD, 2015; SILVA; VALADARES; ANDRADE, 2016). Metodologia: Realizou-se uma coleta documental de dados secundários relacionados à Covid-19 no sítio da prefeitura e em suas publicações nas redes sociais e em sítios de noticiários de circulação local. Ressalta-se que a pesquisa se baseia apenas em notícias relacionadas à pandemia e os dados coletados no primeiro semestre de 2020. Os dados foram analisados mediante a utilização da técnica de análise de conteúdo.. Os dados foram analisados com base no referencial teórico sobre ações desempenhadas pela administração pública no contexto da ação empreendedora. Análise dos Resultados: Os dados foram classificados em cinco categorias a priori: ações administrativas, ações em saúde, ações educacionais, ações econômicas e ações sociais. As categorias intermediárias incorporaram quais ações poderiam ser enquadradas no contexto da ação empreendedora. Por fim, buscou-se identificar nas ações empreendedoras o seu enquadramento nas três formas que se apresenta: ação incorporada, ação no tempo e espaço e ação de possibilidade implícita. Por fim, aplicou-se o tratamento e a interpretação dos resultados com base no referencial teórico, visando a validar as informações do estudo. Conclusão: A orientação empreendedora pode ser uma das alternativas a serem adotadas pela administração pública para mitigar os impactos causados pela Covid-19, visto que a mesma necessita se preparar também para os desafios futuros. Entende-se que não existe um caminho certo a ser percorrido, devido aos diferentes contextos e realidades dos diversos municípios brasileiros. Contudo, verifica-se a partir da análise das ações de enfrentamento à pandemia, que a administração pública do município em estudo pôde utilizar das possibilidades da orientação empreendedora a fim de lidar com este contexto incerto.

Palavras-chave: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, COVID-19, AÇÃO EMPREENDEDORA

Publicado em: XXIII SEMEAD - Anais (2020)

Artigo completo: https://login.semead.com.br/23semead/anais/resumo.php?cod_trabalho=1460


A Condição Sensível da Experiência de Pesquisa em Tempos de Pandemia

Por: Samanta Borges Pereira; José Kennedy Lopes Silva; Flávia Naves

Autor contato: Samanta Borges Pereira (samantaborges81@gmail.com)

Resumo
A eclosão da pandemia da covid-19 exigiu diversas readequações da vida cotidiana e do trabalho, incluindo redefinições de percursos de pesquisas em andamento. Para pesquisadores que precisavam realizar aproximações e interações com os sujeitos do campo, essas mudanças também envolveram acomodações de âmbito emocional e ético. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é discutir a experiência de pesquisa de dois doutorandos durante o isolamento. Recorremos aos conceitos de temas sensíveis, condição sensível e experiência, para construir o referencial teórico e a metodologia da duoetnografia para a produção de informações e construção do diálogo. A análise de narrativas permitiu organizar a trama das experiências vividas pelos doutorandos durante a pandemia, revelando que as expectativas, as frustrações e a perda de sentido não são externalidades, mas parte da experiência de pesquisa. O reconhecimento da condição humana do pesquisador ajudou a compreender a condição sensível da experiência de pesquisa.

Palavras-chave: Experiência de Pesquisa, Pandemia, Temas sensíveis, Condição sensível, Duoetnografia

Publicado em: Revista Ciências Administrativas (2022)

Artigo completo: https://doi.org/10.5020/2318-0722.2022.28.Esp.e12355