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A COVID-19 E O FIM DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ENSAIO

Por: Ronei Ximenes Martins

Autor contato: Ronei Ximenes Martins (rxmartins@ufla.br)

Resumo
No início de 2020, um dos efeitos da pandemia COVID-19 jogou por terra todas as barreiras legais que separam o sistema educacional em presencial ou a distância. É neste contexto que apresento ensaio com análise crítica sobre a divisão da educação em modalidades e sobre o comportamento preconceituoso em relação à EaD, manifestado por boa parte das pessoas. Também apresento argumentos sobre a proposição de que, no paradigma educacional pós-Covid19, o novo normal será a educação semipresencial mediada por recursos educacionais digitais e a categorização equivocada da educação a distância como modalidade se tornará anacrônica, visto que a aplicação dos métodos e das tecnologias educacionais hoje disponíveis ressignificará os conceitos de distância e de ensino.

Publicado em: Em Rede (2020)

Artigo completo: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620


O ensino remoto em Minas Gerais: uma análise pelo ciclo de políticas.

Por: Cláudio Lucio Mendes; Tielle Alves Souto

Autor contato: Cláudio Lúcio Mendes (claudio.mendes@ufla.br)

Resumo
Este artigo trata do EnsinoRemoto Emergencial (ERE) proposto em consequência da pandemia de SARS-CoV-2, focando-se no programa Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) para a Educação Básica apresentado pelo governo do estado de Minas Gerais. O objetivo do estudo é compreender o cenário do ensino remoto e as possíveis dificuldades relacionadas à sua viabilização e ao seu funcionamento, em especial porque recomendou-se uma soma de esforços para o emprego de mecanismos on-line, televisivos, radiofônicos e/ou impressos. Com o intuito de cumprir o objetivo, inspirou-se teórico-metodologicamente na noção de ciclo de políticas de Stephen Ball. Analiticamente, refletiu-se sobre o contexto de influência proposto por Ball que, no caso do REANP, foi fortemente produzido em consequência às condições sanitárias e ao isolamento social. Tratou-se também dos contextos da produção de texto –relacionando o cenário mineiro com o nacional para a elaboração textual do REANP –e da prática –trazendo aspectos sobre acesso às tecnologias digitais, condições de trabalho, realidades sociais e divulgação de informações por meios on-line sobre o que é o REANP e suas possíveis interpretações em realidades locais. Ao se analisar o REANP a luz do ciclode políticas, concluiu-se duas coisas: 1) o ensino escolar já apresentava dificuldades que aumentaram durante a pandemia, ficando gritantes as relacionadas à formação de professores, à valorização da profissão docente e às condições materiais para o trabalho com as tecnologias digitais; 2) no pós-pandemia, se as políticas educacionais continuarem a dar a mesma atenção periférica a tais dificuldades, os problemas sociais, políticos e de ensino tenderão a se tornar mais agudos.

Palavras-chave: Política educacional; Ensino remoto emergencial; Ciclo de políticas; Pandemia;Tecnologias digitais.

Publicado em: Devir Educação (2021)

Artigo completo: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/view/460


QUANDO O ENSINO HÍBRIDO SE ENCONTRA COM A PANDEMIA

Por: Rafael Silva; Cláudio Lúcio Mendes

Autor contato: Rafael Silva

Resumo
Discute-se neste texto o ensino híbrido e o seu uso na educação, na tentativa de responder à pergunta: o que levou o ensino híbrido a tomar projeção durante a pandemia, sendo apresentado como a solução para o presente e para o futuro da educação? O objetivo é analisar como tem sido proposto o ensino híbrido por fundações privadas, UNDIME, CONSED e outros atores acadêmicos, disseminando e fortalecendo tais proposições, constituindo o ensino híbrido como um conjunto estratégico, um potente dispositivo de ensino. Para tanto, as noções de público, de privado e de dispositivo de poder são utilizadas como referencial teórico-analítico. Sob esse prisma teórico-analítico, o ensino híbrido e o futuro da educação são analisados, discutindo-se as supostas preocupações com a melhoria da educação. Concluindo, reflete-se sobre o futuro da educação proposto com base em estratégias apresentadas em prol do ensino híbrido e financiadas por fundações privadas. Estratégias aglutinadas como um dispositivo de poder que apoia e, ao mesmo tempo, fortalece o rompimento de fronteiras entre o público e o privado promovido pelo neoliberalismo e pelas tecnologias digitais

Palavras-chave: ensino híbrido; público; privado; dispositivo; futuro da educação.

Publicado em: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (2021)

Artigo completo: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_20_25.


Apresentação do Dossiê “Formação de professores e tecnologias da informação e comunicação: perspectivas e implicações em tempos de pandemia e pós-pandemia”

Por: Dalva de Souza Lobo; Cláudio Lúcio Mendes; Carlos Alberto de Vasconcelos; José Elyton Batista dos Santos

Autor contato: Dalva de Souza Lobo (dalva.lobo@ufla.br)

Resumo
Nesta edição especial, a Revista Devir Educação socializa com os leitores o Dossiê temático “Formação de professores e tecnologias da informação e comunicação: perspectivas e implicações em tempos de pandemia e pós-pandemia”, organizado pela professora Dalva de Souza Lobo, pelo professor Cláudio Lúcio Mendes–ambos da Universidade Federal de Lavras (UFLA-Brasil) –e pelos professores Carlos Alberto de Vasconcelos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS-Brasil) e José Elyton Batista dos Santos, doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS-Brasil).A partir de 2020, a pandemia transformou a educação mediada por tecnologias e a formação de professores a ela relacionada em desafios centrais para a humanidade. Com a declaração da Organização Mundial da Saúde, em 11 de março de 2020, caracterizando situação pandêmica devido a presença da Covid-19 em todos os continentes, o distanciamento social fez-se presente como marco social e impactante para diversos países, entre esses, o Brasil. Especificamente no âmbito educacional, na interseção entre os problemas surgidos com a Covid-19e as respostas buscadas para atender a tais problemas, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) foram instrumentos imprescindíveis para formular propostas concretas de ações perante os desafios desinentes e minimizar (e em alguns casos, aumentar) os efeitos do distanciamento social sobre os processos educativos. Diante desse contexto, buscamos discutir diferentes perspectivas e implicações sobre a Formação de Professores, relacionadas com o emprego e o trabalho com as TIC. A edição contou a colaboração de pesquisadores de várias áreas da educação propuseram, além de compreender o cenário atual, lançar novas perspectivas para uma educação que encontre, na interface entre humanidade e tecnologia, uma construção de conhecimento cada vez mais contextualizada e que faça sentido aos estudantes. Assim, os 23 artigos que compõem essa edição oferecem importantes subsídios para as pesquisas em educação, apresentando propostas inovadoras e referenciais teóricos críticos, tanto na abordagem do tema quanto nos processos metodológicos. As contribuições trazidas pelos colaboradores são de inegável relevância para a área educacional e para a produção de novos conhecimentos, corroborando a missão desta revista.

Palavras-chave: Formação de professores; tecnologia; pandemia; pós-pandemia

Publicado em: Devir Educação (2021)

Artigo completo: https://doi.org/10.30905/rde.v0i0.489